WebMail

Parceria ONG ORIGEM - Projeto Redescobrindo a Natureza

Neste domingo dia 13/02/2011, integrantes da Origem - Associação Ambientalista de Marília-SP (André e Elionora) e do Instituto Salve o Planeta Terra, na grande maioria mulheres e crianças, levantaram cedo, embarcaram na Kombi cedida pela Secretaria Municipal de Educação e foram para a Fazenda Sta.. Terezinha em Nóbrega, para plantar as mudas que lá restaram do ultimo plantio com os alunos da Escola Estadual “Maria Izabel Sampaio Vidal”.

Tivemos o precioso apoio dos funcionários da fazenda, que transportaram as mudas e as ferramentas dentro da propriedade e fizeram covas para o plantio, mesmo assim conseguimos plantar apenas 93 mudas de árvores nativas, restam 54 mudas ainda para serem plantadas, poderíamos ter conseguido plantar todas se mais voluntários com prática e vigor físico tivessem comparecido, mais esperamos que na próxima vez terminemos de plantar as mudas que nos foram doadas e mais algumas.

O bom é que os plantios foram feitos basicamente por crianças, jovens e voluntários. Então se o resultado florestal não foi de uma escala muito grande, pelo menos em termos de educação ambiental, os objetivos das atividades foram imensos e consagrados pelas chuvas que garantiram alto índice de desenvolvimento das mudas (mais de 90%) sem qualquer controle químico ou mecânico adicional.

Seria muito bom se possuíssemos recursos financeiros para ampliar a área de plantio, pois, embora tenhamos plantado apenas em 50% de toda a área cercada, a vegetação de colonião alto e o relevo irregular tornam a atividade com crianças e jovens um tanto insegura no restante da área. De todo modo, com nossa iniciativa o lugar se transformará em uma floresta agregada ao Itambé que a delimita e fornecerá proteção à nascente de água que lá existe, fornecerá também alimento para a fauna local. 

Fonte - Origem - Associação Ambientalista de Marília-SP
http://www.ongorigem.org.br/origem.php?pag=ver_noticias_principal&categoria=2&codigo=44

Clique na imagem acima.



Share